segunda-feira, 8 de março de 2010

CULTURA E PRÁTICAS CULTURAIS DE ARTES VISUAIS (1º ANO MÉDIO)

ARTE PÚBLICA
Em sentido literal, seriam as obras que pertencem aos museus e acervos, ou os monumentos nas ruas e praças, que são de acesso livre. Atualmente o sentido corrente do conceito refere-se à arte realizada fora dos espaços tradicionalmente dedicados a ela, os museus e galerias. Fala-se de uma arte em espaços públicos, ainda que o termo possa designar também interferências artísticas em espaços privados, como hospitais e aeroportos. A idéia geral é de que se trata de arte fisicamente acessível, que modifica a paisagem circundante, de modo permanente ou temporário.. Diversos artistas sublinham o caráter engajado da arte pública, que visaria alterar a paisagem ordinária e, no caso das cidades, interferir na fisionomia urbana, recuperando espaços degradados e promovendo o debate cívico A arte pública deve ser pensada dentro da tendência da arte contemporânea de se voltar para o espaço, seja ele o espaço da galeria, o ambiente natural ou as áreas urbanas. Diante da expansão da obra no espaço, o espectador deixa de ser observador distanciado e torna-se parte integrante do trabalho.
WWW. http://www.itaucultural.org.br
Arte Urbana
A expressão Arte Urbana ou street art refere-se a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se da manifestações de caráter institucional ou empresarial, bem como do mero vandalismo.A princípio, um movimento underground, a street art foi gradativamente se constituindo como forma do fazer artístico, abrangendo várias modalidades de grafismos - algumas vezes muito ricos em detalhes, que vão do Graffiti ao Estêncil, passando por stickers e cartazes lambe-lambe, também chamados poster-bombs -, intervenções, instalações, flash mob, entre outras.
Intervenção Urbana é o termo utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais realizadas em espaços públicos. ntervenções urbanas, como o grafite, ganham status e deixam os muros da cidade rumo às galerias e museus. 

Grafite  é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.
ARTISTAS DO GRAFITTI

Alexandre Orion Designer e artista plástico, formado em artes visuais. Trabalha com graffiti desde 1995. Iniciou o seu envolvimento com a fotografia em 2001. 
Visite o site :http://www.alexandreorion.com/_orion.htm








segunda-feira, 1 de março de 2010

CIDADE, CULTURA E PRÁTICAS CULTURAIS DE ARTES VISUAIS NO TERRITÓRIO DE PATRIMÔNIO CULTURAL.1º ANO MÉDIO NOTURNO

CIDADE, CULTURA E PRÁTICAS CULTURAIS DE ARTES VISUAIS NO TERRITÓRIO DE PATRIMÔNIO CULTURAL.
Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.
Paulo Freire

APRESENTAÇÃO
Alunos do Ensino Médio
Esta Web Quest será desenvolvida na Escola estadual Oswaldo Luiz Sanchez Toschi, em Praia Grande / São Paulo.
Profa. Edna Silva Cruz Storino
INTRODUÇÃO
Uma cidade tem sentido quando tem uma história, uma identidade. Não podemos imaginar o futuro sem descortinar a memória e contemplar o patrimônio nela guardado. A cultura na qual estamos mergulhados é responsável por essa cidade que estamos edificando, da especulação imobiliária, da disputa do metro quadrado, como se o espaço urbano fosse apenas uma mercadoria e não o lugar da convivência e da liberdade. Isto pode significar o fim da concepção de cidade que determinou sua origem .(Almandrade )
Jorge Macchi nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1963. Estudou artes na Escuela Nacional de Bellas Artes de Buenos. A cidade, o cotidiano, a violência e o destino são temas das criações do artista que trabalha em diversas mídias, incluindo instalações, pinturas, vídeos e fotografias. Na obra Buenos Aires Tour (um livro-objeto) reúne tudo o que não se espera encontrar em um mapa turístico, mas o que realmente toca, o que é a vida daquele local.A obra é uma reinvenção do mapa.
elehttp://www6.ufrgs.br/e-psico/subjetivacao/formacao_individuo/linguagem-texto.html mento usual da arte contemporânea.

TAREFA
Praia Grande tour
Inspirados pela obra Buenos Aires Tour de Jorge Macchi vocês deverão elaborar um livro-objeto em forma de banner, que deverá ser entregue neste bimestre com data a combinar. Vocês deverão dividir-se em grupos com 05 alunos e cada grupo escolherá um percurso no mapa da cidade (dê preferência a locais nunca desbravados por turistas).
Este Banner deverá conter:
Mapa do trajeto escolhido contendo nome das ruas e bairro.
Relatório do percurso
04 fotos
RECURSOS 
Vídeos sobre o artista e suas obras

Obra de Jorge Macchi instalada no INHOTIM

Super-8 (1997) Vídeo de Jorge Macchi   

Diario íntimo (2006) Vídeo de Jorge Macchi 

BUENOS AIRES TOUR 



Utilizando-se de rachaduras de um painel de vidro sobre um mapa de Buenos Aires o artista marcou sua rota. Macchi vagou por Buenos Aires com rotas que foram dadas através dessas rachaduras documentando em fotografias, gravações de sons, objetos encontrados, etc...



INSTALAÇÃO BUENOS AIRES TOUR




 

 


PROCESSO
Bem vindo!
Mãos a obra, agora é seguir cada passo.
1. Cada grupo deverá escolher um pequeno trajeto no mapa da cidade.
2. Anotar : Sons, gestos, movimentos e palavras de transeuntes
3. Fotografar imagens desse percurso (com maquinas fotográficas ou celulares)
4. Agora é só produzir seu livro-objeto com todas as informações.

AVALIAÇÃO

Avaliação dos grupos em relação ao desempenho individual dos integrantes