domingo, 11 de setembro de 2011

HERMETO PASCOAL - 2A/B/C


Hermeto Pascoal



Conhecido como "o bruxo" ou "o mago", é considerado por boa parte dos músicos como um dos maiores gênios em atividade na música mundial.Poliinstrumentista, é famoso por sua capacidade de extrair música boa de qualquer coisa, desde chaleiras e brinquedos de plástico até a fala das pessoas. Hermeto nasceu em Arapiraca, no interior de Alagoas, e desde pequeno aprendeu a tocar flauta e sanfona. Aos 11 anos de idade já se apresentava em forrós e feiras na companhia do irmão. 

No final dos anos 60 começou a ganhar fama como pianista e flautista do Quarteto Novo, que lançou seu primeiro e único disco em 1967. Nesse LP figurava a primeira composição de Hermeto que foi gravada: "O Ovo", que se tornou um clássico da música instrumental, assim como "Bebê". O Quarteto Novo surgiu como proposta de inovação musical, por misturar elementos legítimos nordestinos, como as levadas de baião e xaxado, e harmonias jazzísticas e contemporâneas. No início da década de 70 foi aos Estados Unidos a convite de Airto Moreira e lá gravou com Miles Davis e num disco de Airto. De volta ao Brasil, gravou, com grande êxito, o LP "A Música Livre de Hermeto Pascoal", onde apresenta temas seus e interpretações de clássicos como "Asa Branca" (Luiz Gonzaga) e "Carinhoso" (Pixinguinha). 
Participou do Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, compôs peças sinfônicas, construiu instrumentos e gravou diversos discos por gravadoras diferentes. Excursiona freqüentemente aos Estados Unidos e Europa, onde é muito popular, especialmente entre músicos.
http://www.hermetopascoal.com.br
http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/hermeto-pascoal


VIDEOS

BEBÊ



Hermeto Pascoal - Música da Lagoa



Hermeto Pascoal -

 Live at Montreux Jazz Festival



Hermeto - Central Park 1



Olá Pessoal!

A proposta do caderno do aluno  sugere que vocês ouçam a música "Este meu piano " Interpretação de hermeto Pascoal e entrem em contato com a criação recheada de improvisos. citações e fragmentos de outras músicas (colagem musical) e registrem   o que a música provoca em vocês.Como não foi possivel publiquei alguns vídeos onde o artista insere instrumentos diferentes dos tradicionais na sua criação.


ATIVIDADE: assistam atentamente aos vídeos e registrem em comentários o que essas músicas provocaram em vocês? Quais objetos utilizados como instrumentos vocês identificaram?É possível identificar a poética do artista nos vídeos? Acrescente nome, número e série ao seu comentário.
Abreijos.

3 comentários:

  1. As musicas provocam em mim um sensor de paz, pelo instrumentos não for irritante a maria das vesses são suave. O objetivo que teve com os instrumentos foi a criatividade ele usava gafas plastico extrair música de qualquer coisa, desde chaleiras e brinquedos de plástico até a fala das pessoas.
    Sim por que é uma coisa interessante de se ver :)

    Nome:Mariana Fernandes N°27/ 2°B

    ResponderExcluir
  2. 18/09/2011_Hermeto Pascoal.

    Nestes videos podemos ver que há vários tipos de modo de fazer a arte.Em qualquer lugar de qualquer modo.E há várias maneiras de nós fazermos arte.Até em um passeio com a família,no parque no cinema podemos ver,ouvir,o que é chamamos de Arte.Eles são muito interiçantes e nunca vi e ouvir algo parecido com estes videos.

    Nome: Daniela F. Fernandes N°08_2°B-Manhã

    ResponderExcluir
  3. Luccas C. da Silva nº: 2526 de setembro de 2011 às 15:02

    As músicas causaram em mim um sentimento de paz e calma.

    Voz, piano, sanfona, bateria entre alguns outros. . .

    Sim é possível, sentimos a presença poética através das letras de suas músicas interpretadas com o coração.

    ResponderExcluir