domingo, 27 de setembro de 2009

INTERVENÇÃO URBANA


INTERVENÇÃO URBANA

Manifestação artística, geralmente realizada em áreas centrais de grandes cidades relacionados às intervenções visuais. Consiste em uma interação com um objeto artístico previamente existente (um monumento, por exemplo) ou com um espaço público, visando colocar em questão as percepções acerca do objeto artístico. A intervenção artística tem ligações com a arte conceitual e geralmente inclui uma performance. No início, um movimento underground que foi ganhando forma com o decorrer dos tempos e se estruturando. Mais do que marcos espaciais, a intervenção urbana estabelece marcas de corte. Particulariza lugares e, por decoupagem, recria paisagens. Existem intervenções urbanas de vários portes, indo desde pequenas inserções através de adesivos (stickers) até grandes instalações artísticas.

No Brasil, essa prática foi introduzida pelos grupos 3nós3, Viajou sem passaporte e Manga Rosa Alguns grupos dedicados a esse tipo de arte urbana são contra os museus, pois afirmam que essas instituições trancafiam a arte, restringindo-a a um certo tipo de fruição e a determinada classe social.

http://www.intervencaourbana.org/http://pt.wikipedia.org/wiki/Interven%C3%A7%C3%A3o_urbana

MÔNICA NADOR

Paredes e muros de casas transformam o Jardim Miriam lá Mônica Nador explora a pratica de arte pública em conjunto com moradores utilizando-se de stencil criados por membros da comunidade e projeto Jamac (Jardim Miriam Arte Clube) fundado e dirigido por Mônica Nador.


NÉLE AZEVEDO

Néle Azevedo é uma artista brasileira que faz intervenções em espaços públicos com pequenas esculturas de gelo,tudo o que ele faz dura apenas alguns minutos, tempo suficiente para que toda a arte vá por água abaixo, literalmente, um símbolo da mudança climática e do aquecimento global.


CILDO MEIRELLES

Conhecido internacionalmente, Cildo cria os objetos e as instalações que acoplam diretamente o visor em uma experiência sensorial completa, questionando, entre outros temas, o regime militar brasileiro (1964 - 1984) e a dependência do país na economia global. Cildo Meireles tem desempenhado um papel chave dentro da produção artística nacional e internacional. Situando-se na transição da arte brasileira entre a produção neoconcretista do início dos anos 60 e a de sua própria geração, já influenciada pelas propostas da arte conceitual, instalações e performances, as obras de Cildo Meireles dialogam não só com as questões poéticas e sociais específicas do Brasil, mas também com os problemas gerais da estética e do objeto artístico.

GRUPO PORO

Formado por dois artistas que criam interferências em Arte. O Poro vem realizando suas intervenções urbanas, fazendo trabalhos que buscam levantar questões sobre os problemas das cidades e que buscam uma ocupação poética dos espaços. Através de ações, tentam problematizar a relação das pessoas com a arte, a relação das pessoas com a cidade e a relação da arte com a vida. 

Clique na imagem  

  




















JENNY HOLZER
 Clique na imagem   














Um comentário:

  1. Olá pessoal,
    Tudo bem? Recentemente foi publicado um livro sobre as intervenções urbanas e ações poéticas do Poro: http://poro.redezero.org/livro/
    Dêem uma olhada nesse link acima para conhecer um pouco da publicação e, se puderem, ajudem a divulgar.
    Abraços,

    ResponderExcluir